quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Proj. de Aprend. - O que é a Mentira?



Mentira é um comportamento verbal. A mentira é uma descrição que não retrata os fatos, a situação ou o que não fizemos de forma geral. Na verdade aprendemos a mentir quando criança, mas isto pode acontecer em qualquer período da vida de uma pessoa. Há um período do desenvolvimento infantil, em que as crianças não diferenciam a verdade da mentira, elas não separam a realidade da fantasia.

As crianças também aprendem a mentir por imitação dos seus pais e também aprendem a mentir por extinto.

Portanto a mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela.

Mentira é contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido como um pecado em muitas religiões.

A etiqueta é bastante preocupada com as questões da mentira. As razões morais para se tolerar mentiras têm a ver em sua maior parte em evitar conflitos. Há alguns tipos de mentiras que são consideradas aceitáveis, desejáveis, ou mesmo obrigatórias, devido à convenção social. Tipos de mentiras convencionais:

* Supressão de uma quebra de tabu

* Uso de eufemismo para evitar a mansão explicita de algo desagradável

* Perguntas insinceras sobre a saúde de uma pessoa pouco conhecida

* Dizer a uma pessoa moribunda o que quer que ela queira ouvir

Com isso aprendemos que quando somos pequenos, ou seja, na infância aprendemos a mentir.

Na infância a dois tipos de mentiras, uma mentira mais inocente e a outra maliciosa, ou seja, para se safar de uma surra.

Ao longo do tempo como o desenvolvimento da pessoa vai aparecendo outros tipos de mentiras, por exemplo: quando uma pessoa mente para contar vantagem de algo.

Camila e Gean

Turma:21


Nenhum comentário: