quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Proj. de Aprend. - A Bíblia é uma literatura?

A Bíblia pode ser considerada Literatura ?

A Bíblia não se trata de um livro qualquer, é um dos livros mais antigos de toda a humanidade, e a razão para a alfabetização de várias nações. A Bíblia estabelece um campo comum propício á comunicação no meio de várias diferenças étnicas.

A Biblia foi um dos livros mais mais perseguidos, queimados e censurados de todo o mundo.

O Pentateuco, já tem mais de 3450 anos de idade, o que vale mais do que qualquer Prêmio Nobel em Literatura.

Ela foi traduzida em diversos idiomas, marcando a vida de diversas pessoas, como : Martin Luther King, Gandhi, entre outras personalidades da história.

Se consultarmos uma enciclopédia, dicionário, teremos várias referências a esse livro : Palavra de Deus, Livro Divino, Livro Sagrado.

Mas a Bíblia não pode ser considerada um livro ordinário, mas sim de um conjunto de livros. Tendo o Antigo Testamento, um total de 39 livros, e o Novo Testamento com mais 27 livros.

Portanto, Biblia é literatura pura, nela encontra-se, morte, sexo, amor, castigo, tudo que caracteriza uma boa literatura. Além de diversos gêneros literários, desde a poesia dos Salmos e Provérbios, desde as profecias épicas do Apocalipse. Mesmo muitos religiosos não aceitando essa afirmação de que Biblia é literatura, basta analisar seus aspectos estéticos e literários para concluirmos que Biblia e literatura estão interligadas.

Nenhum comentário: