quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Proj. de Aprend. - Clarice Lispector


Dúvida:
Qual o livro mais marcante da carreira de Clarice Lispector?
Sua obra mais famosa e marcante é A hora da estrela lançado um pouco antes de sua morte em 1977. O livro é caracterizado por desafiar a realidade , Macabéa, a protagonista, é uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo,uma velha tia, ela viaja para o Rio de Janeiro, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se por um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que a espera.
Além da história de Macabéa encontramos no romance a história de Rodrigo, o narrador (um falso autor criado por Clarise), e a descrição do processo criativo (função do discurso metalingüístico). Rodrigo e Macabéa não fazem parte do mesmo espaço periférico, esta por sua condição de retirante e aquele por ser visto com maus olhos pela classe média e não conseguir alcançar pessoas como Macabéa.
Rodrigo acaba priorizando o relato dos recursos textuais a falar de Macabéa, que ironicamente só ganha papel de destaque perto da hora de sua morte. É nesse ponto que compreendemos o significado do título, A hora da estrela é a hora da nossa morte, pois nesse momento, o ser humano deixa de ser invisível e as pessoas percebem que ele existe quando já não existe mais.
O romance também faz a retomada do discurso regionalista através da personagem Macabéa, nordestina que tenta escapar da miséria e do subdesenvolvimento, abandonando Alagoas pela possibilidade de melhores condições de vida no Rio de Janeiro. Em A hora da estrela, Clarice alia sua linguagem à vertente regionalista da segunda geração do modernismo brasileiro, porém, sua preocupação não é regionalista, mas com a linguagem, característica da terceira geração.

A hora da estrela é uma obra-prima da literatura brasileira , principalmente, pelas reflexões de Rodrigo sobre o ato de escrever, sua própria vida e a anti-heroína Macabéa,em verdade, a obra de Clarice ultrapassou qualquer tentativa de classificação. A escritora e filósofa francesa Hélène Cixous vai ao ponto de dizer que há uma literatura brasileira A.C. (Antes da Clarice) e D.C. (Depois da Clarice).

Clarice Lispector procura neste livro dizer que todos nós somos um pouco Macabéa (ou muito, ou totalmente), já que a vida nos ultrapassa, nos surpreende, apesar de disfarçarmos nossa condição enquanto viventes. Temos trajetórias implanejáveis, toda vida é dura como a de Macabéa, mesmo que busquemos mascarar, voar. A hora da estrela é um romance sobre o desamparo a que todos estamos entregues.

Nenhum comentário: