terça-feira, 9 de outubro de 2007

A origem e as características dos signos zodiacais

A origem do Zodíaco perde-se na mais remota noite dos tempos.

A "rua" através da qual o Sol parece se mover é chamada "Zodíaco". A palavra significa "círculo de animais". Todas as 12 constelações do Zodíaco tinham nome de animais.

A Eclíptica, ou seja, o curso aparente do sol na esfera celeste durante o ano, que se produz pelo movimento da Terra ao redor deste astro, é sempre a mesma, e os antigos procuraram caracterizá-la inventando constelações formadas pelos corpos celestes que o astro encontra no seu caminho. Imaginaram uma zona de dezesseis a dezoito graus de largura, de bases paralelas ao plano da Eclíptica, e a dividiram em doze partes iguais. A esta nova zona deram o nome de Zodíaco.

O Zodíaco é a zona celeste pelo centro da qual passa a Eclíptica, que marca a posição do Sol no equinócio de inverno. E girando para o oeste o Zodíaco se divide em doze zonas de trinta graus cada uma, que compreendem as doze constelações percorridas pelo Sol no seu curso normal aparente e que se denominam: Áries ou carneiro, Tauro ou touro, Gêminis ou gêmeos, Câncer ou Caranguejo, Leo ou leão, Virgo ou virgem, Libra ou balança, Escórpio ou escorpião, Sagitário ou arqueiro, Capricórnio ou bode, Aquário ou aguador e Piscis ou peixes. Estes nomes foram dados há uns 2.300 anos. Naquela época os signos zodiacais coincidiam com as constelações que representavam. Desde então, por causa do movimento dos equinócios - deslocamento de quase um grau cada setenta e dois anos -, os signos se atrasavam uns trinta graus, ou seja, um signo completo. Desde o ano de 1754 o signo de Áries está na constelação de Peixes, na qual continuará até o ano de 3893.

No ano de 24.208 as coisas voltaram ao estado primitivo, isto é, a coincidência será total, porém até que isso venha a ocorrer Áries irá ocupando sucessivamente os lugares de Aquário, Capricórnio, Sagitário, Escorpião, Libra, Virgem, Leão, Câncer, Gêmeos e Touro.

Há séculos que as pessoas lêem à sorte, através do Zodíaco. Os astrólogos, que acreditavam prever o futuro, ocupavam posição bastante importante nos tempos antigos. Sempre que uma criança nascia, imediatamente era chamado o astrólogo para ler as estrelas. O futuro de uma pessoa, de acordo com os astrólogos, dependia muito da posição dos planetas em relação às constelações, na ocasião do nascimento. Apesar de tudo que os cientistas descobriram a respeito das estrelas, ainda há pessoas que acreditam na leitura das estrelas para a previsão do futuro.

Casas do céu

A astrologia, que pretende prognosticar os acontecimentos pelo aspecto e situação dos corpos celestes, valeu-se dos signos do Zodíaco para organizar seu famoso quadro das casas do céu, às quais estabelece o seguinte valor:


CASA Nº.: SIGNO: VALOR:

  1. Áries da vida 7. Libra do casamento
  2. Touro da riqueza 8. Escorpião da morte
  3. Gêmeos dos irmãos 9. Sagitário da religião
  4. Câncer dos pais 10. Capricórnio das honrarias
  5. Leão dos filhos 11. Aquário dos amigos
  6. Virgem da saúde 12. Peixes dos inimigos

Signos do Zodíaco


Os astrólogos dividiram o firmamento em 12 seções, ou casas celestes. Cada uma é dominada por um signo do zodíaco (faixa de céu onde, diz a astrologia, move-se o sol, a Lua e os planetas). Estabelecidas às casas ocupadas pelos corpos celestes, utilizam-se suas características astrológicas — modificadas pela relação geométrica entre eles — para adivinhar o caráter e predizer o futuro do indivíduo a quem o horóscopo se dirige primeiro signo do zodíaco, representado por um carneiro.


Áries: As pessoas nascidas entre 21 de março e 19 de abril são regidas por Áries, um signo do fogo e influenciado pelo planeta Marte. Pique para malhar é o que não lhe faltam. Gosta de suar em atividades aeróbicas intensas e divertidas, e tem prazer até em sentir aquela dorzinha típica do músculo trabalhando - que afugenta das academias a maioria dos mortais.

Para conquistar um ariano, prepare-se para cultivar uma relação sempre recheada de novidades; eles detestam a rotina. Podem ser companheiros muito estimulantes se tiverem paciência para descobrir as maravilhas de um amor em longo prazo. Do contrário, estarão sempre pulando de galho em galho, à procura de uma nova e excitante possibilidade. Os arianos amam projetos novos. São criativos, adaptam-se a qualquer situação, mas costumam ser um pouco precipitados.

Touro: Segundo signo do zodíaco, simbolizado por um touro. Segundo os astrólogos, as pessoas nascidas entre 20 de abril e 20 de maio pertencem a este signo de terra, regido pelo planeta Vênus. Ficar horas na esteira, na bicicleta ou repetindo exercícios abdominais mecanicamente são coisas que não fazem a sua cabeça. Só encontra estimulo na prática de exercícios que tenham como apelo a arte e a beleza.

Ele ama tudo o que possa trazer-lhe conforto, dinheiro, boa mesa e sexo. São pacientes, manhosos e dependentes. Adoram um carinho e levam o amor a sério. Se você quiser viver bem com ele, alem do gosto pelos prazeres da vida, vai precisar de uma grande dose de fidelidade. Caso contrário, ele pode revelar seu lado possessivo, ciumento e agressivo. Obstinados e teimosos. Tem um coração de manteiga. Quase sempre se pode confiar neles.

Gêmeos: Terceiro signo do zodíaco, representado por gêmeos. Segundo os astrólogos, as pessoas nascidas entre 21 de maio e 21 de junho pertencem a Gêmeos. O planeta Mercúrio, assim chamado em homenagem ao deus mensageiro dos romanos, governa Gêmeos, que é um signo aéreo. Quem é de gêmeos adora exercitar o cérebro e a língua; e só vai sentir vontade de colocar os músculos em ação se for numa atividade física instigante, cheia de desafios mentais e que permita a troca de idéias com outras pessoas.
Onde houver novidade, lá estará um geminiano. Nada moralista é aberto a novas experiências, mesmo as mais extravagantes. Essa eterna criança, inquieta e criativa, foge como o diabo da cruz de experiências repetitivas. É alegre, amistoso e bom de papo. No amor, está sempre inventando moda e gosta de falar, mesmo na cama. Excita-se com a descrição detalhada do que está fazendo.

Imaginativos e generosos, os geminianos são inconstantes. Vivem mudando de ambiente.


Câncer: Quarto signo do zodíaco, simbolizado pela figura de um caranguejo. As pessoas nascidas entre 22 de junho e 22 de julho encontram-se sob a influência de Câncer. Segundo os astrólogos, a lua domina este signo aquático.

Paga para não sair de casa. Romântico, delicado, o canceriano écapaz de se entregar completamente ao amor, desde que este seja cercado de muito carinho e juras de amor eterno. Para ele é difícil separar o ato sexual do envolvimento afetivo. É por isso que a maioria adora os preliminares que antecedem o ato e gentilezas. Tímidos e misteriosos, os cancerianos são muito ligados às tradições.

Leão: Quinto signo do zodíaco, representado por um leão. Rege as pessoas nascidas entre 23 de julho e 22 de agosto. É um signo do fogo, influenciado pelo Sol. Esportivo por natureza gosta de malhar em grupo e ter suas habilidades físicas reconhecidas. Também adora inventar novas maneiras de fazer as mesmas coisas - é capaz de criar uma coreografia-show com exercícios abdominais. Ele é intenso em tudo. Dono de irresistível charme e magnetismo, o leonino adora um galanteio e desdobra-se em gentilezas quando está apaixonado. Os nascidos sob este signo gostam de ser o centro das atenções e quase sempre conseguem. Eles gostam de elogios e de que lhe afague a juba, mas são doces como gatinhos, quando reconhecidos e acariciados. Personalidade vibrante e espírito de liderança. Devem evitar a tendência para a arrogância e o egoísmo.


Virgem: Sexto signo do zodíaco, simbolizado por uma virgem. A ele pertencem os nascidos entre 23 de agosto e 22 de setembro. Signo terrestre é governado pelo planeta Mercúrio, mesmo nome do deus mensageiro dos antigos romanos. Não gosta de malhar, mas se preciso for para aumentar a disposição, corrigir a postura ou diminuir as dores nas costas, encara o sacrifício numa boa. E, uma vez na turma dos marombeiros, fará tudo muito bem feito, nos mínimos detalhes.

Prático, detalhista o esmerado virginiano não se expõe com muita facilidade. Ele tem suas artimanhas e gosta de esconder o jogo. Nunca atira sem alvo certo e dificilmente será encontrado "azarando" por aí, com cara de bobo. Gosta de relacionamentos estáveis e discretos. Mente aguçada e dom da oratória. Só precisam evitar o hábito cansativo de entrar em detalhes.


Libra: Sétimo signo do zodíaco, simbolizado pela balança. Os astrólogos consideram as pessoas nascidas entre 23 de setembro e 22 de outubro como pertencentes à Libra. O planeta Vênus governa este signo aéreo. O problema maior é escolher uma atividade física entre tantas opções.

Signo da harmonia e do equilíbrio, o libriano espera de seus relacionamentos, apenas a perfeição. Ele paga para não se aborrecer. Quantidade para ele é realmente o de menos. Qualidade é o mais importante. Vaidosos, se esmeram para seduzir o parceiro e criar um clima erótico. Buscam sempre a amizade, a harmonia e a beleza nas coisas. É o signo da justiça.

Escorpião: Oitavo signo do zodíaco, simbolizado por um escorpião. Segundo os astrólogos, as pessoas nascidas entre 23 de outubro e 21 de novembro são deste signo aquático, governado pelo planeta Plutão. Sempre terá forças para vencer a preguiça, costuma escolher as atividades por prazer que elas podem proporcionar e também de acordo com as necessidades do seu corpo e da sua cabeça. É no olhar que ele se concentra, quando quer seduzir. Afinal, sua sexualidade é exaltada a tal ponto que, se despertada, transforma-se numa verdadeira fome de amor e sexo. E quando ama, é devastador. É ciumento, exige exclusividade, embora nem sempre retribua. Arrojados, os escorpianos não temem obstáculos. Podem se tornar cruéis com quem atravessa seu caminho. Bons líderes de grupo.


Sagitário: Nono signo do zodíaco, simbolizado por um arqueiro. Os astrólogos consideram as pessoas nascidas entre 22 de novembro e 21 de dezembro como pertencentes a Sagitário, um signo de fogo dominado pelo planeta Júpiter. Adora começar uma ginástica diferente - o problema é a falta de persistência.

Otimista, jovial e dotado de vitalidade invejável, ele é generosidade e a alegria encarnadas. Atleta sexual, para ele, fazer amor é um saudável divertimento, ao qual se dedica com empenho, embora nem sempre com a mesma pessoa. Amante da natureza, ele gosta mesmo é de ar livre, uma barraca ou uma boa praia deserta, para exercitar sua natureza romântica e sensual. Concentram sua atenção no alvo que desejam atingir. Só não devem afobar-se na hora de ver as metas alcançadas. São amantes dos esportes e das viagens.

Capricórnio: Décimo signo do zodíaco, representado por uma cabra. Os nascidos entre 22 de dezembro e 19 de janeiro pertencem a Capricórnio, um signo de terra regido pelo planeta Saturno. Persistente, não tem pressa em conquistar um corpo sarado. Ele é reservado e muitas vezes, ao invés de atrair, afasta as pessoas, mas na intimidade ele revela sua natureza erótica, mostrando uma sensualidade madura e devotada. Para ele um relacionamento assemelha-se ao bom vinho, amadurecido com amor.

O capricorniano é organizado e prático.


Aquário: Décimo - primeiro signo do zodíaco, representado pelo aguadeiro que derrama água de sua ânfora. Segundo os astrólogos, as pessoas nascidas entre 20 de janeiro e 18 de fevereiro pertencem ao signo de aquário. É um signo do ar e está sob a influência do planeta Urano. Quando se trata de aula exótica ou diferente na academia o aquariano é um dos primeiros a experimentá-la, ele saboreia cada progresso que seu corpo faz com a prática da atividade física.

É considerado excêntrico e um pouco maluco. Na verdade, ele é uma pessoa gentil e afetuosa, só que um pouco diferente dos outros. Preza a liberdade acima de tudo e sua família inclui os amigos, os movimentos sociais. Um aquariano não pode ser pressionado. Para ele relacionamento bom é o que fluí naturalmente, sem cobranças no dia seguinte. Generoso e franco, o aquariano ama as artes. Tem a mania de prometer mais do que realmente pode fazer.

Peixes: Décimo - segundo signo do zodíaco, simbolizado por dois peixes. Segundo os astrólogos, as pessoas nascidas entre 19 de fevereiro e 20 de março pertencem a este signo de água, regido pelo planeta Netuno. Não gosta de malhar, mas pode muito bem ganhar gosto pela coisa se escolher algo que combine com seu temperamento calmo. Só vai abrir a guarda quando tiver absoluta certeza da fidelidade do parceiro. Mas quando tem... O céu é o limite! Ele se transforma num amante perfeito, capaz de realizar suas mais absurdas fantasias e desejos inconfessáveis. Amoroso, precisa de muito carinho, sussurros ao pé do ouvido e massagens nos pés.

A modéstia é a principal característica. Sensitivos, superam com facilidade os problemas que vão aparecer.





















Há ou não vida em outros planetas?



Há ou não vida em outros planetas?

Por que não existem outros planetas com seus próprios nativos? Por que não existem marcianos , jupterianos , ou ate mesmo , saturnianos? Estas são algumas das duvidas que discutiremos a partir de agora.
Cientistas afirmam que a inexistência de vida em outros planetas do sistema solar ou ate de outras galáxias são decorrentes da falta de alguns elementos essenciais para que haja vida , como, por exemplo , a falta de água , oxigênio e de uma atmosfera que proteja o planeta de radiações e de possíveis asteróides.
Alem disso , a cada ano surgem inúmeros depoimentos de pessoas que dizem ter visto discos voadores e ate ter feito contato com extraterrestres. A maior parte deles não passa de farsa , invenção ou montagem. Mas algumas historias tornaram-se famosas , como o caso Roswell , em 1947 , quando naves em forma de disco teriam caído em uma fazenda no interior dos Estados Unidos , e seus tripulantes ,alguns deles vivos , teriam sido resgatados pelas Forças Armadas norte-americanas. Há quem acredite que os Ets de Roswell serviram de cobaias para experiências com os humanos. No Brasil , um dos relatos de maior repercussão foi o de alguns habitantes da cidade mineira de Varginha. Eles teriam mantido contato com extraterrestres em janeiro de 1996. O fato e que , ate , hoje , ninguém em nenhuma parte do mundo conseguiu provar que viu objetos voadores não-identificados , os óvinis , nem que manteve contato com seres alienígenas na Terra , muito menos que foi abduzido por Ets.
Estes são grandes mistérios que talvez jamais conseguiremos achar respostas , mas o que podemos ter certeza é que o universo é imenso e possui uma infinidade de galáxias e sistemas cheios de planetas e estrelas que precisam ser investigados e talvez responderão a estas intrigantes questões.

Laboratório de Informática em ação


Alunos do 2º ano da E.E.E.Médio 9 de Maio, em trabalho intensivo no Projeto de Aprendizagem e aplicação do Hagáquê em sala de aula. Sob as instruções das professoras Eliete Maia e Marilda Lopes.