domingo, 7 de outubro de 2007

Os cromossomas sexuais



Como é determinado o sexo do filho:
“Todo mundo sabe que o sexo do filho é determinado no momento da fecundação. Na maioria das espécies inclusive no humano existe um par de cromossomos responsável pela diferença entre os dois sexos:os CROMOSSOMOS SEXUAIS ou HETEROCROMOSSOMOS.As fêmeas apresentam dois cromossomos sexuais idêntico, enquanto os machos tem um cromossomo idêntico ao das fêmeas e outro diferente. O cromossomo que aparece em duplicata na fêmea foi chamado CROMOSSOMO X e o que é exclusivo do macho,CROMOSSOMO Y.Conseqüentemente,podemos dizer que a fêmea é XX,e o do macho XY.Os outros cromossomos do organismo denomina-se AUTOSSOMOS.
O processo de divisão celular que dá origem aos gametas é a meiose.Assim,metade dos espermatozóides do macho possui o cromossomo X e a outra metade o Y.Já nas fêmeas,todos os óvulos são portadores do cromossomo X.Portanto,que o macho são HETEROGAMETICOS e as fêmeas HOMOGAMETICAS.O sexo é determinado no momento da fecundação se o óvulo for fecundado por um espermatozóide X,o embrião formado ira se originar uma fêmea se for um espermatozóide Y a fecunda-lo nascera um macho.Nesse caso o sexo do filho depende exclusivamente do espermatozóide e não do óvulo.
Um tecido masculino pode ser diferenciado de um tecido feminino através do teste da CRAMATINA SEXUAL ou CORPUSCULO DE BARR.Já as células femininas apresentam tal corpúsculo.Ele corresponde a um dos dois cromossomos X,que permanece condensado durante a interfase.
Em alguns casos de animais,como por exemplo o gafanhoto,a fêmea possui dois cromossomos sexuais e o macho possui um.As fêmeas são XX e os machos XO(O indica a falta do cromossomo sexual).Nas aves,nos lagartos e nas mariposas,é a fêmea que possui cromossomo diferente (ZW), enquanto o macho é HOMOGAMETICO,apresentando cromossomos iguais (ZZ).

Os dois sexos no mesmo individuo:
Em varias espécies invertebrados o mesmo individuo produz normalmente espermatozóides e óvulos. Tal propriedade denomina-se HERMAFRODITISMO.
O hermafroditismo é capaz de fecundar-se a si mesmo através de um processo conhecido como AUTOFECUNDAÇÃO.Entretanto a autofecundação só ocorre em alguns parasitas,como a solitária, é um organismo fixo que vivem isolados.Em sua maioria os hermafroditas realizam uma fecundação cruzada em que um dos indivíduos funciona como macho e o outro como fêmea, a fecundação recíproca na qual cada um deles funciona ao mesmo tempo como macho e fêmea dando e recebendo espermatozóides.

Débora de Oliveira Monti Turma: 21

O início do Google



Em 1998 o americano Larry Page e o russo Sergey Brin, então estudantes de pós-graduação em ciências da computação na Universidade de Stanford, resolveram fazer o download de toda a internet, com o objetivo de criar um mais completo e ágil mecanismo de busca online, o Google.
Juntos trabalharam para que o Google se tornasse um site completo. Para que de forma mais rápida ajudasse as pessoas em seu dia-a-dia. Enfrentando muitas dificuldades, dando o Máximo de si, os dois amigos trabalharam bastante, estando sempre por dentro do que estava acontecendo em sua empresa.
Hoje o Google é o site mais popular do mundo, com 100 milhões de visitas diárias. Page e Sergey comandam um império de mais de 92,4 bilhões de dólares.
Mais para chegar aonde chegaram, e para que todo esse sucesso acontecesse os grandes gênios da computação tiveram que entrar em um acordo. O bom de tudo isso e o que ajudou muito na união dos amigos foi que um deles é muito bom em negócios e não mete os pés pelas mãos, assim tendo auto-controle de todos os seus investimentos.
E o mais engraçado da história- graças a Deus- é que os dois gênios estão se dando muito bem até hoje dando continuidade a seus projetos de fazer dinheiro, assim como denominam sua empresa, é desta forma que os donos Page e Sergey tratam seu império.
Hoje,os sites mais relacionados ao Google estão, o site de relacionamento Orkut, o correio eletrônico Gmail, o Google Earth que mostra imagens aéreas de cada pequeno trecho do planeta, o programa de edição de imagens Picasa, a ferramenta de conversa online Google talk e o mais recém comprado, por 1,65 bilhão de dólares, site de compartilhamento de vídeos You Tube.
E assim pode-se dizer que o Google é a melhor ferramenta de busca da internet.

Pedro e Bruna Turma: 21

Por que o estomago não se autodigere?



A digestão das proteínas alimentares começa no estômago. Entre as células que revestem internamente o estômago, formando sua mucosa (tecido espitelial), existem algumas que fabricam pepsinogênio, substância que não tem atividade enzimática. Células diferentes produzem ácido clorídrico transforma o pepsionogênio em pepsina, a enzima gástrica que digere diretamente no citoplasma das células da mucosa, pois digeriria suas proteínas e as destruiria.

E porque o suco gástrico, que contém pepsina, não digere as células da mucosa?

Porque a mucosa fica protegida por uma camada de muco viscoso secretado por um terceiro tipo de células.

Apesar de tudo, podem ocorrer lesões da mucosa, conhecidas como úlceras gástricas. O suco gástrico era considerado o único responsável por isso. Hoje se sabe que o fator principal é a bactéria Helicobacter pylori, que por incrível que pareça, vive bem em ph ácido. Por isso, em lugar de antiácidos ou operações, são antibióticos que usam a maioria das pessoas com úlceras.

Um sistema semelhante protege o pâncreas contra o efeito das enzimas digestivas que ele produz e lança no duodeno. Elas só são ativadas quando chegam no intestino delgado.

Ângela Martins e Huanza.
Turma: 21