segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Avaliação conclusiva

No "nove", como é conhecida minha escola, o Laboratório de Informática foi reativado este ano, com a competência, dedicação do ex-aluno Thiago e o aluno do 2º ano/noturno Edmilson, ambos voluntários. Com máquinas precárias conseguiram fazer milagres, para que a proposta do Projeto de Aprendizagem fosse aplicada com sucesso em nossos alunos. Apesar das dificuldades, fiquei satisfeita ao ver o entusiamo dos alunos voluntários, do 2º e 3º ano, durante o desenvolvimento do projeto com utilização de hagáques e hipertextos, como se vê nas postagens publicadas.
Paralelamente conto com a Profª. Marilda Lopes, também cursista, e seus alunos que utilizam o laboratório em horários opostos aos de aula, através de agendamento, para que todos possam participar do PA. Tornou-se gratificante este curso, porque tive a oportunidade de ensinar e trocar conhecimentos com os próprios alunos, onde todos participam, são solidários e naturalmente, os conteúdos vão se multiplicando. Assim alunos e professores são um corpo só, que cria e constroi um hipertexto do saber sem hierarquias.
A construção de HQs por utilização do Software é totalmente aplicável, faz sucesso, apesar dos computadores precários, que é o aspecto que mais dificulta a prática pedagógica nesta proposta de PA. Com os cursos à distância, em ambientes virtuais, nos vemos diante de uma evolução tecnológica na educação, que nos leva a uma revisão no papel do educador nos dias de hoje. Não estaremos perdendo tempo dia a dia, sem ferramentas novas e criativas, frente a jovens educandos cada vez mais curiosos e exigentes? Para que isto não aconteça, devemos continuar a plantar e semear, mesmo em meio a tempestades, e não esquecer da responsabilidade que temos de multiplicar. Gostaria de outras oportunidades como esta, que o NTE proporcionou a nós cursistas. Posso me considerar previlegiada, por ter acesso a um recurso inovador e "top de linha", que abrilhanta a proposta do P.A. Até o próximo encontro.